A ansiedade é um futuro adoecido, você sofre com o que pode acontecer. Para a intensidade só existe o presente, o agora, você capricha, se dedica ao instanteA ansiedade é feita de simultaneamente. É como se você não pudesse perder tempo fazendo apenas uma única tarefa. E isso adoece as pessoas. 


Carpinejar

 A amizade é um amor que nunca morre



 

 

O sapo e a rosa viviam em um jardim. Se amavam e eram amigos. Um dia, a cobra falou para a rosa:
- Nossa, como você pode ser amiga desse bicho tão feio e nojento?
A rosa ficou confusa e disse ao sapo para não lhe procurar mais, e mesmo sem saber o motivo, o sapo foi embora muito triste.
Um certo dia, o sapo voltou ao jardim e viu a rosa murcha e quase sem vida. Então o sapo se aproximou e perguntou o que havia acontecido, e a rosa respondeu:
- Desde o dia em que te mandei embora, os insetos me perseguem. Era você quem os comia pra mim.
Não despreze os bons amigos por influência de cobras invejosas.

Todos nós passamos por dificuldades na vida. Para alguns falta o pão na mesa, a outros a alegria da alma. Muitos lutam para sobreviver, outros são ricos, mas mendigam o pão da tranquilidade e da felicidade. Não adianta dominar o mundo lá fora e não dominar o mundo interior, o enorme território da sua alma. De que adianta ser um gigante na ciência, mas um frágil menino que não consegue navegar nas águas da emoção? Quando a humanidade aprender a amar, derramará lágrimas de alegria. Sentirá não pelas guerras, mas pelas injustiças. Aprenderá que não encontrará a felicidade mesmo que percorrer todo universo. A felicidade, Deus escondeu em um lugar que ninguém pensa em procurar: dentro de si mesmo.

Augusto Cury
 


Ter paz é não mais se importar com o que os outros acham a seu respeito. É não mais se condenar pelo julgamento alheio.

Carpinejar


Ocupa-te do que acresce, te melhora como pessoa. Seja a luz que o mundo precisa, a mão que semeia flores, o coração que sorri bonito e sabe ser verdade andando por aí. Deixa que em ti nasça, cresça e frutifique bons sentimentos. Distribua flores, as mais lindas que achares na tua alma. Doa o teu melhor, sempre.

Lanna Borges


A vida é uma dança. Quando uma porta se fecha, outra se abre; quando um caminho termina, outro começa. Nada é estático no universo, tudo se move sem parar e tudo se transforma sempre para melhor.

Expulsei todo mundo de perto. Queria um momento só contigo. Concedi permissão apenas para o vento.



 Porta onde entraram


Foi por essa porta que entraram familiares, amigos, muitas alegrias e muitas decepções. Outros que tinham dúvidas ficaram do lado de fora. Muitos ficaram, houve abraços e olhares sinceros, mas ela estava sempre aberta. Ninguém é obrigado a ficar, só por não saber como sair sem fazer barulho.

 Sobra


O sopro de uma bruxa 

Se você vem a mim com o espírito que se apoia na dor e sofrimento que você está sofrendo como vítima, garanto-lhe que você não encontrará meu apoio.
Vou colocá-la no fogo, eu vou te desnudar com certeza, te sentarei na terra, te darei banho com ervas, vou te purgar com amargos para que você vomites a raiva e feitiço que entrou em teu ser. Eu vou bater o seu corpo com boas ervas, eu vou deitá-la entre as ervas.
Então soprarei sua coroa para limpar as memórias antigas que levam você a repetir o mesmo.
Vou soprarei sua testa para afastar os pensamentos que obscurecem sua visão.
Eu soprarei sua garganta para liberar o nó que não vai deixar você falar.
Eu soprarei seu coração para afastar o medo, para que ele vá longe, onde eu não posso te encontrar.
Eu soprarei o seu plexo solar com água para que o fogo do inferno que está dentro de você possa se extinguir e você possa saborear o prazer da calma.
Soprarei com fogo teu ventre para que se queime os apegos, dos amores que se foram, dos amantes que não ficaram e os filhos que não chegaram, para que se aqueça teu desejo de ardente de sentir, criar e recomeçar de novo.
Eu soprarei na porta de entrada da vagina ou pênis para remover o lixo que você coletou tentando amar. Vou usar esponja, vassoura e pano limpo que com segurança limparão toda a amargura que por ali entraram.
Eu soprarei suas mãos para liberar os laços que te impedem de criar.
Eu soprarei seus pés para tirar o pó e apagar os rastros para que você não possa voltar, finalmente você vai virar as costas e eu soprarei sua coluna da raiz até o pescoço para que você eleve sua força e endireite seu caminho e você possa caminhar em pé.
Depois disso você vai dormir exausta, você vai sonhar bonito, sua essência vai acompanhá-lo, você vai sorrir placidamente e quando você acordar eu estarei esperando por você.
Vou sorrir ironicamente para ver o seu rosto de anjo e seu sorriso doce, comer com vida saboreando entusiasmo, porque o que eu ofereço eu vivi comigo, senti, eu chorei e depois me curei e hoje o medicamento que eu carrego por dentro é para você.
Em seguida, caminharemos juntas vou te ensinar a criar, eu vou mostrar minhas realizações, vou mostrar as minhas plantas, eu vou lhe mostrar meu jardim, eu vou levá-la ao fogo. E ali, juntas em uma só voz, com a bênção do céu e dos confins de terra gritaremos aos quatro ventos os desejos do seu coração e a montanha sussurra seu eco e aí teremos criado juntas.
Então nos curvaremos ao fogo para agradecer a todos os guardiões visíveis e invisíveis e você vai agradecer por sua valentia, coragem e ter permitido o sopro de uma bruxa!
PD: E se você voltar vou dobrar a poção!

O remédio da avó Amtokatlnesli, 147.
Com amor: Benedicta Correa Méndez - Tradução: Arlete Ayala Souza.



Se você me ouvir agora

Sei que você vai ficar mais forte
Quando você ficar mais velho, oh
Só não encolha os ombros
Quando você ficar mais velho, oh
As coisas não são fáceis
Então apenas acredite em mim agora
Se você não manter a calma agora
Você nunca vai conseguir
Todas as luzes irá guiar o caminho
Se você me ouvir agora
Todos os seus medos irão desaparecer
Se você me ouvir agora
Se você me ouvir agora
Deixe as desculpas de lado
Fale alto a sua opinião agora
Não deixe escapar
Você nem sempre tem razão agora
As coisas não são fáceis
Então apenas acredite em mim agora
Não aprenda do jeito difícil
Apenas me deixe te mostrar como
Todas as luzes irá guiar o caminho
Se você me ouvir agora
Todos os seus medos irão desaparecer
Se você me ouvir agora

 Ao invés de reclamar que tal agradecer pela vida? Se concentre em coisas positivas, aborte as negativas. Se o seu dia vai ser bom ou não, depende de você. Foco e mente sã já permitem um bom começo.


Os dez ladrões da sua energia

1. Afaste-se daquelas pessoas que só chegam para compartilhar queixas, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamento dos outros. Se alguém procura uma lata para jogar o lixo que tem dentro, que não seja na sua mente.
2. Pague as suas contas a tempo. Ao mesmo tempo, cobre aqueles que te devem ou escolha deixar para lá, se você já percebeu que é impossível receber.
3. Cumpra as suas promessas. Se você não cumpriu alguma, pergunte-se o porquê desta resistência. Sempre você tem o direito de mudar de opinião, de se desculpar, de compensar, de renegociar e de oferecer outra alternativa diante de uma promessa não cumprida, mesmo que já um costume. A forma mais fácil de evitar o não cumprimento de algo que você não quer fazer é dizer "NÃO" desde o começo.
4. Elimine, dentro do possível, e delegue aquelas tarefas que você prefere não fazer, dedicando o seu tempo àquilo que, sim, você desfruta fazer.
5. Dê permissão a você mesmo para um descanso, quando você estiver em um momento que o necessite e dê permissão a você mesmo para agir quando estiver em um momento de oportunidade.
6. Jogue fora, recolha e organize. Nada te tira mais energia que um espaço desordenado e cheio de coisas do passado que você já não necessita.
7. Dê prioridade à sua saúde, sem a máquina do corpo trabalhando ao máximo, você não pode fazer muito. Tome tempo para perceber o que seu corpo está te dizendo.
8. Enfrente as situações tóxicas que você está tolerando, desde resgatar um amigo ou um familiar, até tolerar ações negativas de um companheiro ou um grupo. Tome a ação necessária.
9. Aceite. Não é resignação, mas nada te faz perder mais energia que o resistir e brigar contra uma situação que você não pode mudar.
10. Perdoe. Deixe ir uma situação que está te causando dor. Você sempre pode escolher deixar ir a dor da recordação.

Dalai Lama

O mundo anda precisando de benzedeiras. Talvez elas ainda existam e estejam se escondendo, da intolerância, em cantos de quintais floridos, curando, caladas, as feridas que o homem não consegue lidar. Tapando os espelhos em dia de chuva, desvirando os calçados e espalhando pelo ar o doce cheiro de alecrim.


 Ex Amélia

O noivo escreveu um poema para a noiva um pouco antes do casamento:

Que feliz sou, meu amor!
Domingo estaremos casados,
O café da manhã na cama,
Um bom sumo e pães torrados
Com ovos bem mexidinhos
Antes de ir pro trabalho
Tudo pronto bem cedinho
Pra ainda ires ao mercado
Depois regressas a casa
Rapidinho arrumas tudo
E corres pro teu trabalho
Para começares o teu turno
Tu sabes bem que, de noite
Gosto de jantar bem cedo
De te ver toda bonita
Com sorriso lerdo e querido
Pela noite minisséries
Cineminhas dos baratos
E nada, nada de shoppings
Nem de restaurantes caros
E vais cozinhar pra mim
Comidinhas bem caseiras
Pois não sou dessas pessoas
Que só comem baboseiras
Já pensaste minha querida
Que dias gloriosos?
Não te esqueças, meu amor
Que em breve seremos esposos!
Como resposta, a noiva escreveu um poema para o noivo:
Que sincero meu amor!
Que linguagem bem usada!
Esperas tanto de mim
Que me sinto intimidada
Não sei de ovos mexidos
Como tua mãe adorada,
Meu pão torrado se queima
De cozinha não sei nada!
Gosto muito de dormir
Até tarde, relaxada
Ir ao protesto com as amigas
e combater a macharada
Pensa bem, ainda há tempo
A igreja não está paga
Eu devolvo o meu vestido
E tu o fraque de gala
E domingo bem cedinho
Em vez de andar aos "PAIS",
Ponho aviso no jornal
Com letras bem garrafais:
HOMEM JOVEM E BONITO
PROCURA ESCRAVA BEM LERDA
PORQUE A EX-FUTURA ESPOSA
DECIDIU MANDÁ-LO À MERDA!

Envelhecer é como escalar uma grande montanha: enquanto se sobe as forças diminuem, mas a visão é mais livre, mais ampla, mais tranquila.

Ingmar Bergman






Moravam na cidade, mas eles estavam aproveitando o final de semana no sítio. O marido aparece na cozinha para sondar o que ela estava preparando para o café da tarde. De imediato ela diz:

- Senhor, a cozinha está fechada à visitação. Sorry!
Ele teria uma grande surpresa com este maravilhoso café da tarde. Era para comemorar o novo cargo dela como Coordenadora de projetos. Notícia boa se dá com café completo.

Devandira Ferreira

Senta aí. Tem conversa para o café da manhã, almoço e jantar. Porque a minha história tem começo, meio e não tem fim.

Devandira Ferreira


 Liberdade de se recolher

Artivistha



Os tolos, quando têm a faca, a usam para apunhalar os outros pelas costas. Os sábios, quando têm a faca, cortam a corda e se livram dos tolos.


Casa arrumada
Carlos Drummond de Andrade


Casa arrumada é assim: um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz. Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas. Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: aqui tem vida.
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha? Tapete sem fio puxado? Mesa sem marca de copo? Tá na cara que é casa sem festa. E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto.
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vindo. A que está sempre pronta pros amigos, filhos, netos, pros vizinhos. E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias. Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela. E reconhecer nela o seu lugar.